ORIENTAÇÕES AOS IDOSOS EM CASA

Um idoso não é um velho, mas sim uma pessoa vivida, com muita sabedoria para lidar com os problemas na vida. Enquanto adolescentes, jovens e adultos somos capazes de cuidar de nós próprios, mas um dia seremos idosos e seremos dependentes dos cuidados dos que nos rodeiam, sejam eles amigos, familiares ou instituições.
   

Estimativa de vida dos idosos:
 
· Segundo o IBGE em 2007 no Brasil tínhamos 19 milhões de idosos e estima-se que em 2020 tenhamos 31,8 milhões de idosos.
 
· A expectativa de vida é de 67,2 anos para homens e 70,9 anos para mulheres.
 
· Entretanto questões ligadas a qualidade de vida ainda são um problema para idosos nesta faixa etária da vida, já que muitos são colocados em instituições por seus familiares.

 
De acordo com Santos (1994), o velho é considerado uma sobrecarga para a família, a limitação do espaço físico das habitações, as dificuldades de dedicação permanente aos velhos acabam levando os familiares a colocá-los em instituições, excluindo-os do convívio familiar sócio e afetivo familiar.  

 
   

Consultoria Lar idoso familiar: 

A consultoria abrange os seguintes tópicos:

 · Avaliação multidimensional do idoso; 
· Avaliação ambiental do idoso (casa - instituição); 
· Orientações ergonômicas e posturais aos cuidadores formais (trabalhador na saúde), e cuidadores informais (família, amigos, voluntários) nas atividades diárias com idosos dependentes (acamados), semidependentes, independentes; 
· Orientações ergonômicas e posturais no cuidado com idosos portadores de patologias (AVC, Parkinson, Alzheimer); 
· Orientação e treino de marcha (bengala, andador) e norma de segurança para o cuidado e cuidador; 
· Orientação de GPIS (equipamentos de segurança) para o cuidado e cuidados nas atividades diárias;
· Orientação ergonômica e postural nas atividades de mobilização, transferência de decúbito e cama - cadeira;
· Orientação a prática de atividades físicas ao cuidador. 

Etapas da Consultoria:
 
· Após as avaliações descritas é apresentado a família as adaptações ambientais( quarto,banheiro, rampa de acesso, corrimão etc.) no ambiente que o idoso irá ficar.
 
· Também será proposto treinamento aos cuidadores dos idosos formais ou informais na própria residência ou local dos cursos ministrados pela fisioterapeuta.
 
· Acompanhamento mensal, trimestral, anual ao cuidador e caso seja necessário reciclagem e ou alterações no programa proposto.
 
· Então lembre-se a INFORMAÇÃO É A MELHOR PREVENÇÃO.
   

Como planejar e organizar a casa para idosos?
 
O espaço físico habitado é onde as coisas e pessoas se relacionam, e por isso tem a capacidade de incentivar ou deprimir, de cuidar ou colocar em risco quem o utiliza.
 
Uma casa adequada atende as necessidades dos indivíduos á medida que eles envelhecem.

 Temos que oferecer a essa camada cada vez maior e mais atuante na sociedade uma ambientação mais segura, adequada e confortável.
 
· Ao entrar numa casa apropriada, muitas vezes os detalhes passarão despercebidos e isso é muito importante para sua funcionalidade;
 
· A intenção não é fazer da casa um lugar para pessoas diferentes e sim fazer com que seja visualizada como uma casa normal, onde qualquer pessoa em qualquer circunstancia possa viver bem;
 
· Nada melhor do que chegar em casa e poder desfrutar de Conforto e Liberdade, a habitação é um ambiente particular onde cada um impõe suas necessidades. Esse é um direito de todos, inclusive dos idosos.

 

 

CURSO CUIDADOR DE IDOSOS

O treinamento de pessoas para o cuidado  é necessário diante da situação de desamparo em que se encontram os idosos, no sentido de facilitar o atendimento imediato ás suas necessidades básicas quando doentes fragilizados.

Tendo em vista o aumento progressivo da população idosa, o resgate do papel dos “cuidadores”, é uma questão a ser pensada. Entretanto, em razão da complexidade cada vez maior na organização das sociedades, enfatiza-se a necessidade de preparo e aprendizado técnicos para exercer o papel de “cuidador”.

Para cuidar de idosos, espera-se que haja alguém capaz de desenvolver ações de ajuda naquilo que estes não podem mais fazer por si só, essa pessoa assume a responsabilidade de dar apoio e ajuda técnica para satisfazer as suas necessidades, visando a melhoria da condição de vida.

Não se pode esquecer que em muitas situações, o “cuidador” nem sempre é um ente da família, e que introduzir pessoas estranhas ao contexto familiar implica em reconhecer valores de respeito e discrição, para não interferir na dinâmica familiar.

OBJETIVO DO CURSO: Planejamento-Treinamento- Ação nos cuidados com idosos dependentes e independentes em domicílios, instituições de repouso, hospitais etc.

PÚBLICO ALVO: Cuidadores de idosos que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos ou que não tenham conhecimento quanto aos cuidados técnicos com idosos com AVC ,Alzheimer, Parkinson, Pós-cirurgias etc. Também para familiares que tenham um cuidador de idosos ou  que queiram cuidar de seus idosos, a fim de suprir dúvidas quanto aos cuidados, equipamentos e adaptações ambientais de uma forma simples, clara e objetiva.

O curso tem em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas a fim de que o cuidador saiba como interagir com as patologias dos idosos e seus cuidados a fim.

DURAÇÃO DO CURSO:  01 mês (1x semana) - 12hs-Período- Manhã (9:00-11:00) Tarde (13:00-15:00)

                                      02 mêses (1x semana) - 24hs-Período- Manhã (9:00-11:00) Tarde (13:00-15:00)

CONSULTORIA FAMILIAR: A fim de complementar o curso o familiar poderá contratar uma consultoria personalizada no domicilio do idoso para ser feita uma avaliação ambiental tanto na parte externa e interna, conforto do idoso, acessibilidade, segurança etc.   

A INFORMAÇÃO É A MELHOR PREVENÇÃO!!!!!

 

 

Rua Eduardo Tomanik, n° 385 - 8º andar - Sala 83 - Ed. Paineiras Center - Chácara Urbana - Jundiaí - SP - Telefone: (11) 4521-6103

E-Mail: dra@reginahelenacruz.fst.br


Home  |  Quem Somos  |  RPG  | Drenagem Linfática  |  Cuidador de Idosos  |  CursosCâncer de Mama  |  Orçamento  |  Convênios  |  Produtos  |  Localização  |  Contato